domingo, 26 de julho de 2015

Quando a plebe decide

Plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar um assunto de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. Previsto na Constituição Federal, o plebiscito, de natureza democrática e participativa, assemelha-se ao referendo, sendo que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta. Já o referendo é convocado posteriormente,cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.
Foram realizados dois plebiscitos nos últimos 50 anos no Brasil: nos anos 1960, a população rejeitou o Parlamentarismo, implantado após a renúncia do presidente Jânio Quadros; o segundo ocorreu em 21 de abril de 1993, para determinar a forma e o sistema de governo do País, entre Monarquia, República, Presidencialismo, Parlamentarismo. Na votação, os brasileiros decidiram manter a República Presidencialista.
Isto posto, pergunto, qual o motivo de não consultar o povo Brasileiro em forma de plebiscito com relação a saída ou não do governo federal, afinal, os políticos eleitos para representar o povo, fazem de tudo, mentem roubam, enganam, só não representam o povo.
Paulino Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário