segunda-feira, 1 de junho de 2015

Prefeito de óficio, proibe pipeiros de retirar água de açude

A prefeitura do município de Teixeira, no Sertão da Paraíba, afixou um cartaz no mínimo curioso em uma das entradas que levam ao açude São Francisco 2. O alerta escrito a mão, alerta os condutores de carros pipa de outros estados sobre a proibição de captação de água no açude. A determinação imposta pela prefeitura, serve para resguardar a população que sofre com a escassez e a iminência de colapso total no abastecimento.
A situação da cidade é crítica, de acordo com o prefeito Nego de Gury, que assina o cartaz e afirma que a água deve acabar em pouco tempo. Ainda assim, chamou atenção o fato de o cartaz ter sido feito à mão. 
Apesar de ter como característica do município o clima frio e com chuvas razoáveis, é uma das 170 cidades que estão em situação de emergência reconhecida pelo governo federal. 
A cidade é abastecida pelos açudes de Riacho das Moças, com capacidade de 6,4 milhões de metros cúbicos (m³) de armazenamento; São Francisco 2, com capacidade de 4,9 milhões de m³; Sabonete, com capacidade de 1,9 milhões m³; e Bastiana, com capacidade de 1,3 milhões de m³.

Porém, de acordo com dados da Agência Estadual de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o primeiro açude está com 1,4% da capacidade total; o segundo tem 6,6%; o terceiro tem 1,3% e o quarto está com 8% de capacidade.

De acordo com o prefeito, a proibição dos pipeiros também foi feita através de um decreto municipal e é uma das alternativas para resguardar a população e garantir mais alguns dias de abastecimento.

Porém o prefeito destacou que a determinação serve apenas para pipeiros de outros estados. Local onde foi afixado na entrada que leva aos estados vizinhos. A Secretaria de Agricultura esta fazendo o controle e fiscalizando, mas a determinação esta sendo cumprida e alerta ainda que a previsão é que o açude seque completamente em três meses.

O governo federal envia 19 carros pipa, com serviços feitos pelo Exército, para socorrer a população da Zona Rural, mas  o prefeito acredita que esse número é muito pouco.

F]       
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário