segunda-feira, 29 de junho de 2015

Lula, o primeiro ministro

OXXXIII, E somos parlamentaristas, aqui tem um 1º ministro é.

Parlamentarismo é um tipo de regime político ou governo caracterizado por possuir um gabinete de ministros, que formam o parlamento. Todos os projetos, leis e demais decisões do governo estão submetidos a votação desse parlamento, em um sistema parlamentarista.
Em uma República Parlamentarista, o presidente da república é o responsável pela nação, enquanto que o controle do governo fica a cargo do primeiro-ministro, como é o caso de Portugal, por exemplo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitando o vácuo político deixado pela presidente Dilma Rousseff, em viagem oficial aos Estados Unidos, foi negociar com líderes do Congresso saídas para a crise política agravada pela delação do empresário Ricardo Pessoa, da UTC.
Em Brasília nesta segunda-feira, 29, Lula terá uma conversas reservadas com parlamentares do PT.
...
Aliados do ex-presidente esperam uma nova rodada de críticas a Dilma no encontro. Lula considera o governo "letárgico" e "apático" diante das recentes denúncias de irregularidades e que o partido não pode ter a mesma postura.

"Ele tem se queixado que não há um petista que suba à tribuna para defender o partido. Não há ninguém criticando os excessos da Lava Jato", afirma uma fonte do partido.
A estratégia de Lula, no entanto, enfrenta resistências, uma vez que aliados não querem se desgastar perante a opinião pública, já refratária ao partido.
Outro ponto que tem incomodado o ex-presidente e que azeda ainda mais a relação com sua sucessora é o fato de Dilma ter limitado a influência dos ministros Jaques Wagner (Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações) no núcleo duro de tomada de decisões do Palácio do Planalto.

O que me deixa preocupado são as escancaradas ações de um ex presidente, dentro do atual governo, soa assim como se a presidente da república fosse uma marionete, não tem decisões próprias, o ex-presidente opina muito em assuntos que ele sequer deveria saber, simplesmente por ser um EX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário