quarta-feira, 24 de junho de 2015

Detentos Brasileiros ociosos, fábrica de delinquentes

O Brasil é mesmo um pais do faz de conta, hoje quero falar sobre nosso sistema prisional, problema crescente, assustador, uma fábrica de delinquentes que somente não é observada pelas autoridades políticas, pois profissionais da área de segurança traz a tona diuturnamente a gravidade da coisa. 
 
Há superlotação em todas as unidades da federação. A média no país é de 66%. Em Pernambuco, no entanto, essa taxa chega a 184%. Na Paraíba, a superlotação passa de 68%. O estado oferece 5.892 vagas, mas possui 9.906 apenados são mais de 4.000 presos que excedem o número oferecido. Já as prisões provisórias ocupam 37,5% das vagas, são 6.194, das quais, 3.712 estão ocupadas.  

 
Um fato constatado pelos por pesquisadores científicos dos projetos de extensão das faculdades, USP e UFABC, em São Paulo, apontam que problemas como a superpopulação carcerária, que vão muito além dos muros das prisões " existem presos que roubaram 200 reais já fazem três anos e ainda não aconteceu nem a primeira audiência", esse tipo de detento ocupa quase 50% das vagas dos presídios.
 
Existem quase 1 milhão de detentos no Brasil, na paraíba, quase 10.000 presos, uma média de um agente carcerário para 400 presos, déficit de juízes, montanhas de processos não existe celeridade na esfera judicial, os TJs (tribunais de Justiça) não abrem concurso para novos magistrados reclamam do repasse do duodécimo que já não cobre mais as despesas, novos concursos seria não honrar os compromissos, que é um crime.
 
Eu sempre defendi em minha vida laboral (jornalismo policial) uma ocupação remunerada para detentos, onde ele pudesse ter uma ocupação no próprio estado de acordo com suas qualificações, essa ocupação, remunerada, pois, desta forma, ele não seria ocioso, gastaria energia trabalhando e ganhando ara isso, o sistema prisional serviria apenas para pernoite. Acrescento mais ainda, esse tema será meu TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)  com o nome " PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA" onde parte deste ganho percebido com uma vida laboral dentro do sistema prisional, será revertida para quitar prejuízos alheios pelo detento praticado.
 
Poucas dão atenção a um princípio tão importante pelo fato de ser PAULINO LIMA o autor, se alguém da globo fosse detentor da autoria, todos estavam falando. Bom, se não fosse assim, não era BRASIL.
 
Paulino Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário