domingo, 28 de junho de 2015

Estamos ressuscitando o Leviatã

Venho batendo em uma tecla ja fazem seis meses, a tecla do conservadorismo. "CONSERVADORISMO" o que vem a ser isso ?, na cabeça de muitos Brasileiros, uma pessoa conservadora, é arcaica, provinciana, acabou de sair de um museu de história, ou da própria pré-história, ou um senhor em uma cadeira de balanço com seus cabelos brancos; conservador no Brasil é motivo de piada.

O mais interessante é que muitos se dizem comunista, de esquerda e na ótica deles, isso é normalíssimo, quando na verdade, o comunismo matou covardemente mais de 100 milhões de inocentes simplesmente por não concordarem com uma causa violenta (guerra) essa é uma realidade que, para cabeça dos "comunistas" soa como normal.

Conservadorismo, segundo o escritor e cientista político português João Pereira Coutinho, é aquela pessoa que sempre desconfia das autoridades, uma pessoa que acredita que o fato de alguém chegar ao topo da política (governar) não significa dizer que ele é superdotado, pode ter sido um golpe de sorte (como Lula, Dilma, Barack Obama que chegaram ao topo sem subir nenhum degrau) e estão sujeitos a erros como qualquer pessoa, já o comunista não, ele acredita cegamente que o chefe não erra, no máximo, se engana, e ai de quem descordar dele.

O estado hoje, é dotado de muito poder legal, o estado dificilmente perde causa para particular, quando um juizado simples julga uma causa contraria ao estado, essa causa será revista por um colegiado, aos poucos, o estado está voltando a ser o leviatã de Hobbes, um estado tirano, malvado que foi combatido pela revolução Francesa, aos poucos, o estado está contornando seus vizinhos a saber, Legislativo e judiciário que deveriam ser distintos e harmônicos.

No Brasil, existe uma dicotomia de vida, de um lado o estado se apropria da riqueza das pessoas em forma de impostos, impostos esses que chegam a soma astronômica de um quaquilhão (1.000.000.000.000.000) e que não é devolvido em forma de serviços sociais aos brasileiros como deveria ( ao contrário, fazem pirotecnia com o erário público, estou falando de governos, e não, do governo) tudo graças ao poder dado pelos brasileiros; por outro lado, os brasileiros que a cada eleição colocam os mesmos políticos no poder, querem exercer um poder de fiscalização, impondo em forma de manifestos públicos, que é um enorme contrassenso. ( seria mais fácil trocar os políticos, que fiscalizar quem dotamos de poderes)

O motivo da afirmativa de que no Brasil não existe esquerda ou direito, existe sim, partidos com visão patrimonialistas, capitalistas da sociedade, governantes que não conseguem distinguir o que é estatal e o que é privado, e dessa forma elevam o estado ao patamar de salvador da pátria, o ente de redenção brasileiro, quando na verdade estão ressuscitando o LEVIATÃ.
(leviatã - Para Hobbes, o homem em "estado natural" desconhece as leis e a ideia de Justiça. Todos têm direito a tudo e, para conseguir o que desejam, lançam mão da força e da astúcia. A consequência é a "guerra de todos contra todos". A única forma de refrear essa guerra seria realizando o pacto social, quando todos abrem mão de seu direito em nome de um único soberano ( O estado).


" Nos, os brasileiros, queremos dotar de mais poderes, um estado que chamamos de corrupto"

Paulino Lima.



 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário